São Paulo, sábado, 8 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Homem cria urso americano de 2,1 m e 350 kg em casa

'Tyke' tem 3 anos e é a atração da rua onde vive

CARLOS EDUARDO OLIVEIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O criador de animais Clóvis Prudente Correa, 45, tem em casa um animal de estimação no mínimo inusitado: um legítimo urso negro americano, que ele garante ser o único inteiramente domesticado vivendo na América do Sul.
Medindo 2,10 metros e pesando cerca de 350 kg, ``Tyke" é a atração das crianças na rua onde vive, em Cangaíba (zona leste).
``Tyke" tem três anos de idade. Chegou ao país em 1992, ainda bebê, trazido por Correa da fazenda de criação de ursos da qual é sócio no Kansas (EUA). Segundo ele, um filhote custa US$ 4 mil no Kansas.
Tirado da mãe com 21 dias de vida, ``Tyke" foi alimentado com mamadeira até 1 ano.
Correa afirma que não houve problemas legais na chegada ao Brasil porque, diz, o animal ``saiu regularizado".
Logo que chegou, Correa conta que ``Tyke" alvoroçou a vizinhança. ``Quando viram o tamanho dele, os vizinhos se assustaram, mas acabaram se acostumando. Ele é mais tranquilo do que um cão."
Na casa onde mora, o animal dispõe de uma área 140 metros quadrados e uma pequena piscina. ``Tyke" alimenta-se quase que exclusivamente de frutas: 3,5 kg diários de abacate, mamão, laranja, maçã e pêra, mais uma dose de ração de queijo, peixe ou carne.
Ele obedece a comandos em inglês, como ``sit" (para sentar) ou ``stay" (para parar).
Por precaução, suas garras dianteiras foram extraídas, mas a dentição original continua intacta. Nas ocasiões em que aparece em público, é conduzido com o auxílio de guias por Correa e um ajudante.
Apesar de afirmar que nunca ocorreu nenhum incidente, Correa mantém sempre à cintura um aparelho de choque de 9 volts.
Uma das brincadeiras prediletas de ``Tyke" consiste em passar rasteiras em quem passa e depois sentar-se sobre eles. O animal tentou o truque duas vezes contra Correa, sem sucesso.

Garoto-propaganda
No ano passado, o urso iniciou carreira de garoto-propaganda. Para estrelar a campanha de uma concessionária de carros, ganhou a concorrência sobre um casal de elefantes.
O cachê, de US$ 9.000, foi aplicado na compra do automóvel que reboca sua carreta nos passeios pela cidade.

Ibama
A portaria 107 do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) permite que um urso seja criado em casa, desde que respeitadas as seguintes exigências: o animal deve dispor de área mínima de 100 metros quadrados, lago ou piscina, área de cambiamento (local da alimentação separado do resto) e, se necessário, ambiente artificialmente climatizado.

Texto Anterior: Renata, 1m26, cresceu 16 cm
Próximo Texto: Túnel Jânio Quadros continua reversível
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.