São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Publicitária enfrentou o problema em 2 gestações

Dieta especial à base de fibras amenizou os sintomas

JAIRO BOUER
ESPECIAL PARA A FOLHA

A publicitária Maria Raquel Molledo Secco, 28, já enfrentou o desconforto das hemorróidas duas vezes, durante os últimos meses de suas gestações.
Há oito anos, no final da primeira gravidez, Raquel começou a ter prisão de ventre.``Normalmente, meu intestino funciona como um relógio", disse.
Logo em seguida, passou a sentir dor durante as evacuações e ter pequenos sangramentos.
``Na época, procurei um especialista que explicou que o aumento do útero e a dificuldade para evacuar favoreciam o aparecimento das hemorróidas."
Raquel conseguiu atenuar os sintomas com uma dieta rica em fibras, remédios para regular o funcionamento do intestino e pomadas para o alívio da dor.
Logo após o parto, as alterações desapareceram e a publicitária até ``esqueceu" do problema. Quase sete anos depois, no último trimestre da segunda gestação, o intestino ``preso", a dor e os sangramentos voltaram.
``Dessa vez, os sintomas foram mais fracos. Como já sabia o que estava acontecendo, comecei a seguir dieta especial, quase que totalmente vegetariana."
Dois meses depois do parto, Raquel já se sentia bem.
(JB)

Texto Anterior: Hemorróidas afetam até os jovens e as grávidas
Próximo Texto: Cura é menos dolorosa hoje
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.