São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
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Quatro provas seguidas, emoção e cansaço na Indy

EMERSON FITTIPALDI

A partir de hoje, teremos pela frente quatro provas em seguida no campeonato da Indy. Isso é muito difícil para os pilotos e para as equipes, bem como em termos de logística.
Na Penske, por exemplo, a gente termina uma corrida no domingo e o caminhão segue imediatamente para Reading, na Pensilvânia, a sede da equipe. É preciso chegar até lá, tirar o carro e começar a prepará-lo para a próxima corrida de modo que tudo esteja pronto até quarta à noite, ou quinta de manhã, quando o caminhão sai em direção ao próximo circuito.
Quer dizer, você só tem dois dias -terça e quarta- para preparar o carro.
Nossa equipe, em particular, está muito bem preparada. Estamos tentando fazer um rodízio com os carros: uso um em uma corrida e, na próxima, vou com o carro reserva, que passa a ser o titular.
E não é só isso. A logística de uma equipe é complicada.
Os motores também exigem rodízio. Mas prefiro um campeonato assim, em todo o fim-de-semana uma corrida, que acabe mais cedo. Você se concentra mais na competição.
Os mecânicos e o pessoal das equipes em geral vão trabalhar como nunca trabalharam na vida. Serão quatro semanas duríssimas para eles.
Eu mesmo não me lembro de outra temporada, nem na F-1 nem na Indy, com quatro corridas seguidas. Isso me faz recordar os anos de 1970 e 1971, quando corria na F-1 e na F-2 ao mesmo tempo. Durante dois meses, eu corria em todos os finais de semana. Mas eram equipes e carros diferentes.
Como piloto, gosto, acho legal. Para a equipe, é difícil. Os mecânicos da Penske, por exemplo, moram em Reading, mas só vêem suas famílias à noite. Trabalham longas horas na terça e na quarta, até tarde da noite.
Claro que há o problema do cansaço, o qual aumenta a chance de se cometer um erro, principalmente depois da segunda corrida.
Aliás, a Indy só está fazendo tantas provas em tão pouco espaço de tempo porque a temporada do futebol americano se inicia no começo de setembro.
Dessa maneira, evita-se a concorrência na televisão.
Em relação à corrida de hoje, ela deve ser uma das mais bonitas da temporada. Primeiro, porque o circuito é lindo. Segundo, porque há muitas ultrapassagens aqui.
Quanto à minha equipe, acho que devemos andar bem em Elkhart Lake, em Toronto e em Cleveland.
A única prova que ainda questiono é Michigan, pois voltaremos a um oval rápido, como o de Indianápolis.

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