São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brasil mostra o melhor ataque da Liga

SÉRGIO KRASELIS
ENVIADO ESPECIAL AO RIO

A seleção brasileira masculina de vôlei é o time com o melhor ataque da Liga Mundial. Já o sistema defensivo da equipe ainda se mostra ineficiente.
Computados os 12 jogos do time na fase classificatória do torneio, a equipe registra uma média de 21,25 pontos de ataque por partida.
Nos jogos da fase final, a equipe praticamente manteve a média, assinalando 20 pontos de ataque.
Segundo as estatísticas divulgadas pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), a equipe do técnico José Roberto Guimarães fez 255 pontos só neste fundamento.
Na briga pela posse de bola (vantagem), o time brasileiro conseguiu virar 1.006 vezes.
Em segundo lugar está a seleção cubana, que converteu 235 bolas em pontos e obteve 970 vantagens.
Já a seleção italiana assinalou 253 pontos no ataque, mas só ficou em vantagem 762 vezes.
O número de vantagens conquistado pelas equipes é o critério usado para a formação do ranking pela FIVB.
Se continua bem no ataque, o sistema defensivo do Brasil deixa a desejar. O time aparece em sexto lugar no ranking deste item.
Nos 12 jogos disputados na fase classificatória, a seleção brasileira assinalou 141 pontos de bloqueio (média de 11,75 pontos), enquanto a Rússia, primeira colocada, fez 214 (média de 17,83 pontos).
Nos coletivos da equipe em Belo Horizonte, visando à fase final da competição, que termina hoje, no Rio, o técnico Zé Roberto insistiu para que os jogadores aprimorassem o sistema defensivo.
``O jogador brasileiro sabe atacar, mas ainda precisa aprender a defender", prega Zé Roberto.
Não sem razão, após a partida contra a Itália, em Belo Horizonte, o técnico apontou o bloqueio como uma das causas da derrota da equipe.

LIGUE
Ligue para o Folha Informações Esporte, 900-0316, para saber se o Brasil chegou à final da Liga Mundial de Vôlei. A ligação custa R$ 1,17 por minuto e o serviço funciona em todo o Estado de São Paulo

Texto Anterior: Pilotos sofrem no `Carrossel'
Próximo Texto: Espanhol faz mais de 14 pontos por partida
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.