São Paulo, quarta-feira, de dezembro de
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Paternidade' rende milhões

LUIZ ANTÔNIO RIFF
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos últimos anos, a polêmica paternidade da descoberta do vírus da Aids ocupou um espaço das páginas de jornais e revistas quase tão grande quanto a doença em si.
Não por acaso. Havia mais do que reputação por trás da disputa entre dois renomados cientistas -o francês Luc Montagnier e o norte-americano Robert Gallo.
Estão em jogo US$ 6 milhões por ano. Soma correspondente à arrecadação dos direitos sobre testes de Aids.
Por sua importância, a disputa extrapolou os laboratórios e envolveu os governos dos EUA e França. Em 1987, um acordo entre os implicados selou a divisão do dinheiro em partes iguais.
Em 91, Gallo lançou ``Caça ao Vírus: Aids, Câncer e Retrovírus Humano", mostrando sua visão da controvérsia e defendendo a co-autoria da descoberta.
No ano passado, contudo, a polêmica chegou ao fim quando as autoridades dos EUA deram o braço a torcer, admitindo que os franceses deveriam receber uma parte maior dos direitos da descoberta.
(LAR)

Texto Anterior: Descobridor do vírus da Aids conta sua história
Próximo Texto: Hawking acredita em "teoria de tudo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.