São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oposição nega apoio a Salinas

FLAVIO CASTELLOTTI
DA CIDADE DO MÉXICO

``O PRI (Partido Revolucionário Institucional) vive momentos de agonia, no duplo sentido da palavra: morte e luta (interna)." A afirmação é de Carlos Castillo Perazza, presidente nacional do PAN (Partido de Ação Nacional).
Recém-chegado de Cuba, Castillo Perazza disse à Folha que o Partido Comunista Cubano tem mais visão de futuro do que o PRI.
Formado em filosofia e considerado o mentor intelectual do segundo maior partido mexicano, ele responde às críticas contra o seu partido com dados afiados sobre sua performance eleitoral.
Na última renovação do Congresso mexicano, no ano passado, o PAN praticamente dobrou sua participação tanto na Câmara como no Senado.
Castillo Perazza está à frente do partido há dois anos e três meses.
Antes, ele tinha sido deputado duas vezes pelo Estado de Yucatán, no sul do México.
Precisamente em Yucatán, onde houve eleições para governador em maio último, o PAN acusa o partido governista de fraude. O candidato do PRI foi eleito com uma vantagem de apenas 4,5% dos votos.
``Já apelamos inclusive à Comissão Interamericana de Direitos Humanos para que revejam os resultados. Estou plenamente seguro de que houve fraudes", disse o líder do PAN.
Em sua opinião, as diferenças fundamentais entre o PAN e o PRI são a tradição democrática, a honestidade no exercício de funções públicas e a aspiração de um verdadeiro Estado de Direito para o México.
Sobre a aliança entre o PRI e o PAN durante o governo Salinas (de 1989 a 1995), ele afirma que nunca existiu.
``É pura invenção da imprensa", diz.
Muitos analistas políticos dizem que o PAN se fortaleceu graças à proximidade com o poder durante o governo Salinas de Gortari, e agora, com a crise econômica e o desprestígio do ex-presidente, o partido nega a relação.
(FC)

Texto Anterior: Opositor defende renúncia de Zedillo
Próximo Texto: EUA sofrem "brasilização", diz autor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.