São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
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Saiba optar entre franquia e um negócio independente

NELSON ROCCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Para decidir entre abrir um negócio independente ou uma franquia, o empreendedor precisa pesar quais são as vantagens e as desvantagens de cada um dos sistemas.
Um negócio independente garante liberdade de decisão, mas exige maior fôlego financeiro e empenho no aprendizado de técnicas de administração.
Franquia de negócio formatado oferece know-how e tecnologias prontos, além de treinamento. Mas é preciso pagar por serviços.
Há empresários que escolheram um dos sistemas, mas acabaram buscando benefícios no oposto.
Patrícia Groeninga Ayres Netto, 32, é um exemplo. Abriu a Turboscam do Brasil -empresa de sinalização e produção gráfica- há pouco mais de três anos.
``Fiz um estudo de viabilidade econômica para saber quanto investiria para expandir. A conclusão foi que gastaria três vezes mais do que se abrisse uma franquia."
Foi então que Patrícia optou por comprar uma loja Sign Express -franquia de sinalização gráfica.
Marcelo Moretti Raimundo, 22, está percorrendo o caminho inverso. Abriu, associado ao pai e ao irmão, uma franquia do Correio em 1991. Agora pensa em vender.
Essa decisão veio com limitações de produtos e serviços dos Correio, afirma.
Moretti está abrindo uma consultoria de comunicação e marketing e reconhece que usará as técnicas que aprendeu na franquia.
``O treinamento foi importante em todas as áreas."
Roberto Cintra Leite, 52, diretor da Cintra Leite Consultores Associados, diz que, se a pessoa tem uma idéia genial e não existe franquia no segmento, é melhor abrir um negócio independente.
A personalidade do futuro empresário também é fundamental para decidir a escolha. Para entrar em qualquer um dos sistemas, o futuro empresário deve ter motivação, capacitação e espírito empreendedor. Mas o grau de exigência varia entre os quesitos.
Em uma franquia, o empresário deve ter espírito empreendedor. Mas, como receberá um negócio formatado, não precisará de muito esforço para ter sucesso como em uma empresa independente, diz.
``Se a pessoa tem tendência para ser autônoma, as próprias empresas franqueadoras não a aceitam", diz Marco Aurélio Militelli, 30, diretor da BMD Franchise Development Services.
Ter acesso a novas técnicas de gestão empresarial e ao desenvolvimento de produtos são benefícios apontados pelos consultores.
Como ponto fraco do sistema, indicam a menor flexibilidade na venda da unidade.

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