São Paulo, domingo, 9 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-modelo é a brasileira mais rápida nas pistas

EDUARDO LIMA
DA REPORTAGEM LOCAL

No Brasil, mulheres ligadas em velocidade ainda são encaradas com desconfiança pelos homens, mas na Argentina elas já conquistaram seu espaço.
A piloto brasileira Suzane Carvalho, 31, que o diga. Desde o início deste ano Suzane está correndo na Copa de Damas, uma categoria argentina de automobilismo da qual só participam mulheres.
São 22 corredoras ao volante de modelos Nissan Sentra, com motores de 95 cavalos-vapor de potência. Carros e motores são originais de fábrica.
As únicas modificações permitidas em cada veículo, diz Suzane, são alargamentos na saída de ar dos escapamentos e adaptação da estrutura tubular de proteção para os pilotos.
Campeã brasileira e sul-americana de Fórmula 3, Suzane se surpreendeu com a qualidade das corredoras argentinas.
``Eu já sabia que elas eram muito rápidas, mas nunca imaginei que a competitividade entre elas fosse tão acirrada", confessa a piloto brasileira.
Os resultados obtidos até agora por Suzane mostram que ela encontrou rivais à altura.
Nas quatro etapas disputadas, a brasileira conquistou duas pole-positions. Só que, nas duas corridas em que chegou ao final, não passou de um quarto lugar.
Suzane diz que chegou à Argentina para disputar a primeira etapa da Copa de Damas sem levar o campeonato muito a sério.
``Vivo dizendo que as mulheres correm tanto quanto os homens. Mas minha falta de concentração na primeira corrida do campeonato mostra que, no fundo, sempre há um pouco de preconceito contra pilotos do sexo feminino", reconhece a brasileira. ``Mesmo entre as próprias mulheres."
Fora das pistas, Suzane é proprietária de uma Quantum 2.0. ``Não é um carro esportivo, mas dá para andar muito bem com ele na cidade."
É fácil identificar a Quantum de Suzane circulando pelas ruas do Rio de Janeiro, onde mora.
Na tampa do porta-malas há um adesivo com uma frase em inglês: ``Women are natural leaders. You're following one now."
Traduzindo: ``Mulheres são líderes naturais. Você está seguindo uma agora."
``Tem muito homem que, quando pára no farol atrás de mim, fica enfezado ao ler a frase desse adesivo", diz Suzane. ``Ficam doidos para me ultrapassar na primeira oportunidade."
Ex-modelo e atriz, Suzane abandonou passarelas e palcos em 1989. De lá para cá, só quis saber de pistas. E não pretende voltar atrás.
``Minha irmã (a também atriz Simone Carvalho) vive me convidando para montar uma peça", conta Suzane. ``Mas, agora, só me interessa evoluir como piloto."

Texto Anterior: Gol lidera ranking de vendas em junho; Volkswagen bate recorde no atacado; Nepomuceno faz passeata de motos; Renault fica em 1º no mercado francês; Novo Gol GTi chega às revendas; Kia dá desconto de 22% no Sephia; Paris vai organizar salão automotivo
Próximo Texto: ``Devia ter nascido homem"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.