São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Julio Verne e Louis Pergaud têm livros imperdíveis para as férias

DA REPORTAGEM LOCAL

Apesar de ter morrido há quase um século, o escritor francês Julio Verne continua sendo cultuado por jovens -principalmente os aventureiros e viajantes- no mundo inteiro.
Uma das explicações para o fato de sua obra se manter sempre atual está no próprio termo que a classifica: literatura de antecipação (gênero em que o autor imaginava como seria a vida no futuro).
Além disso, os fãs do escritor acabam de ser brindados com uma novidade: "Paris no Século XX", um romance inédito, recentemente descoberto por um bisneto do escritor.
O livro foi escrito em 1863, mas, à época, o editor de Verne se recusou a publicá-lo. Os originais, então, ficaram guardados em um cofre até que foram encontrados há seis anos.
Em "Paris no Século XX", Julio Verne descreve como seria a capital francesa em 1960. No futuro imaginado pelo autor, a sociedade seria regida pelo dinheiro e pela tecnologia e o Estado controlaria a vida dos cidadãos.
Michel, o protagonista do livro, é um poeta que segue na contramão de um mundo onde a ciência predomina. Na verdade, a luta de Michel representa uma situação que, para Verne, marcaria o século 20: a dificuldade de sobrevivência da arte.
Nascido em uma cidade do interior, Pergaud transpôs para o livro as recordações de sua infância vivida no meio rural. No romance, bandos de garotos de duas aldeias vizinhas brigam constantemente.
Nesse conflito de garotos, a supremacia é medida pela quantidade de botões de roupa que se consegue arrancar dos rivais.
Quem quiser conferir os mais consagrados títulos da literatura infanto-juvenil pode recorrer à coleção "Aventuras Clássicas", lançada pelo Círculo do Livro. A coleção reúne dez volumes com o que há de melhor no gênero, como "A Ilha do Tesouro", "As Aventuras de Tom Sawyer" e "Robin Hood".

INFORMAÇÕES: "Aventuras Clássicas" - tel. (011) 851-3111

Texto Anterior: Aprenda a jogar o "Magic"
Próximo Texto: Livro conta história do cinema
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.