São Paulo, segunda-feira, 10 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Livro conta história do cinema

BIA ABRAMO
DA REPORTAGEM LOCAL

"Cinema - O Mundo em Movimento" responde quase tudo aquilo que você queria saber sobre cinema, mas nunca teve para quem perguntar.
O livro de Inácio Araujo, crítico da Folha, é uma ótima introdução à história do cinema, além de trazer as informações básicas sobre o processo de produção de um filme. Araujo conta como surgiu o cinema e como este se constituiu como uma forma de arte e uma fonte quase inesgotável de entretenimento.
Sem se prender a ordem cronológica, o livro consegue traçar um panorama da evolução técnica do cinema (a introdução do som, o filme colorido) e explica como o cinema se desenvolveu como uma forma de expressão independente das outras artes (o teatro e a literatura, sobretudo).
O principal mérito do texto de Araujo é a falta de medo de ser profundo. Mas profundo não significa complicado ou difícil de entender. Significa que Araujo não deixa de colocar questões teóricas sobre a linguagem cinematográfica, mas que faz isso de forma didática e clara.
Assim, o leitor entra em contato com discussões estéticas por meio de textos curtos de críticos e cineastas, como o Paulo Emílio Salles Gomes e Sergei Eisenstein, entre outros.
Ao final do volume, um resumo das princiapis escolas, um glossário que explica termos técnicos, uma bibliografia e o melhor: uma seleção de 120 filmes fundamentais para a história do cinema disponíveis em vídeo.
O que falta em "Cinema - O Mundo em Movimento" é um pouco mais sobre o cinema depois depois dos anos 50. Embora a diagramação seja agradável, a capa merecia mais atenção.
Concebido como uma obra paradidática para alunos de 2º grau ou início de curso superior, "Cinema - O Mundo em Movimento" pode, entretanto, ser lido por qualquer interessado nessa arte que completa cem anos em 95.

Texto Anterior: Julio Verne e Louis Pergaud têm livros imperdíveis para as férias
Próximo Texto: little suzy cai na dance
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.