São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede Globo muda sua direção de jornalismo

DA SUCURSAL DO RIO

O jornalista Evandro Carlos de Andrade assume hoje a direção de jornalismo da Rede Globo de Televisão, substituindo a Alberico de Souza Cruz, que estava no cargo há cinco anos e foi demitido.
Evandro Carlos de Andrade deixou a direção de redação do jornal ``O Globo", que ocupava há 23 anos. Para o cargo vai Merval Pereira Filho, que dirigia a sucursal do jornal em Brasília.
O vice-presidente executivo da Rede Globo, Roberto Irineu Marinho, filho do empresário Roberto Marinho, disse que a mudança vai resultar em mais espaço na TV para o ``jornalismo comunitário".
``Além de o Evandro ser meu amigo pessoal, é de inteira confiança de meu pai", disse Roberto Irineu. ``Embora a TV Globo tenha um jornalismo de excelente nível, esperamos que o nosso nível ultrapasse o do jornal `O Globo'."
Ele disse que a Globo vai dar maior espaço para ``problemas da cidade, do cotidiano das pessoas".
A Folha apurou que a direção da Rede Globo estava insatisfeita com o tom oficial do noticiário da emissora, com poucos ``furos" jornalísticos.
Durante o governo de Fernando Collor de Mello (1990-92), Alberico Souza Cruz foi uma das principais pontes entre o então presidente e a emissora. Ele assumiu a direção de jornalismo em abril de 90, um mês depois da posse de Collor.
A Folha tentou falar ontem com Souza Cruz, mas sua secretária afirmou que ele estava ``muito ocupado com o fechamento do Jornal Nacional".

Texto Anterior: Acordo Globo-Murdoch depende de FHC
Próximo Texto: Brasil negocia projeto de supertelescópio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.