São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
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`Lombada eletrônica' começa a multar hoje

DA REPORTAGEM LOCAL

A partir de hoje, quem passar em excesso de velocidade por uma das ``lombadas eletrônicas" da cidade receberá multa de R$ 54,48.
Um dos aparelhos está na avenida Nova Cantareira, na altura do número 2.534 (zona norte), e o outro na estrada da Barreira Grande, no número 2.100 (zona leste).
O objetivo da ``lombada eletrônica" é o mesmo de uma comum: diminuir a velocidade dos carros.
Enquanto uma faz isso de forma mecânica (o motorista que não diminui a velocidade sofre o impacto da lombada), a outra dói no bolso do dono do veículo.
O motorista que passar pela lombada terá seu carro fotografado e saberá na mesma hora que foi multado. Uma sirene toca quando o equipamento registra velocidade excessiva e um visor mostra a velocidade em que o carro está.
O excesso de velocidade é captado através de sensores que ficam sob o asfalto, a cerca de 20 metros do equipamento.
Dois sensores eletromagnéticos ficam distantes 3 m um do outro. Quando o carro passa, a velocidade é calculada pelo tempo que ele leva para vencer essa distância.
A foto do veículo é registrada por uma câmara fotográfica digital, que armazena as imagens em um disco óptico. No final do dia, o disco é recolhido por funcionários da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e levado para computadores da empresa, onde é lido.
As fotos registram a data e o horário da infração, além da velocidade e o número da placa do carro. Apenas os carros que serão multados são fotografados. Todo o sistema é controlado por um microcomputador.
A imagem do motorista e do passageiro é borrada intencionalmente pelo computador para manter a privacidade.
Unidades semelhantes às de São Paulo já funcionam em Curitiba (PR), Vitória (ES), Brasília (DF) e Campo Grande (MS).
No dia 30 de maio, quando o sistema foi testado sem que os motoristas fossem avisados, a ``lombada" registrou que 94% dos carros passavam em excesso de velocidade.
Segundo a CET, em Curitiba o equipamento fez esse índice diminuir para 0,5% em uma rua semelhante.

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