São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
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Teste dura seis meses e é gratuito

DA REPORTAGEM LOCAL

O consórcio de empresas responsável pela instalação das ``lombadas eletrônicas" em São Paulo não revela os custos do projeto. Pelos próximos cinco meses, período de teste do sistema, ele será gratuito para a prefeitura.
``O custo vai depender do número de lombadas que será instalado, se a idéia for aprovada", diz Alfredo Manieri, gerente de vendas e manutenção da Consladel, uma das empresas do consórcio. As outras duas empresas são a Perkons Equipamentos Eletrônicos e a Inepar.
Pelo acordo entre o consórcio e a prefeitura, nos primeiros seis meses o sistema será gratuito para a prefeitura. O primeiro mês de teste foi junho. Se a prefeitura aprovar as ``lombadas", o consórcio vai instalar os equipamentos e será remunerado como prestador de serviços.
Para Manieri, a ``lombada eletrônica" apresenta vantagens em relação a outros equipamentos de controle de velocidade. ``Ela não causa danos ao veículo, como a lombada comum."
Manieri ainda cita vantagens como o aumento da arrecadação do município com as multas e a confiabilidade do sistema. ``A foto não permite erros", diz.
O técnico acredita que a ``eletrônica" permite fluxo constante (os carros não freiam bruscamente) e economiza combustível (os carros não têm que acelerar após passar pela lombada).
Para o engenheiro de tráfego José Robles Lopes, da CET, a ``lombada eletrônica" não pode ser comparada a outras formas de diminuir a velocidade. ``O sistema de radar precisa de um operador constantemente ao lado e a lombada comum prejudica o veículo e pode causar acidentes", afirmou.

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