São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Empresas financiam funcionários

SUZANA BARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

As altas taxas de inadimplência (atraso de pagamento) estão levando as empresas a emprestar dinheiro a seus funcionários.
Na maioria dos casos, a empresa não cobra juros e arca com o custo financeiro da operação. O pagamento é mensal, descontado do contracheque.
Somente nesta semana, Rhodia e Basf, empresas da área química, estão emprestando, respectivamente, 50% e 40% do salário nominal para cada funcionário. O limite máximo chega a R$ 2.000.
``O empréstimo trará à empresa um custo de US$ 700 mil", calcula Farid Chedid, gerente-geral de Recursos Humanos da Rhodia.
Chedid conta que dos 10 mil funcionários das 16 fábricas, só 500 abriram mão do empréstimo.
Na Rhodia e Basf, metade do valor será descontado em cinco parcelas mensais e o restante será abatido do 13º salário.
Heiguiberto Guiba Navarro, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC paulista, diz que está negociando com diversas empresas o adiantamento de dinheiro para funcionários quitarem dívidas acumuladas nos últimos meses.
``Levantamento preliminar feito pelo sindicato mostra que a inadimplência está muito grande."
Ele estima que dos 24 mil funcionários da Volkswagen, 6.000 tenham dívidas no cartão de crédito, cheque especial e crediários.

LEIA MAIS
sobre empréstimos na pág. 2-9

Próximo Texto: Gatilho já é adotado em antecipação salarial
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.