São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA e Vietnã retomam relações

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

O anúncio da normalização das relações diplomáticas entre Estados Unidos e Vietnã, feito ontem à tarde pelo presidente Bill Clinton, foi comemorado pelos empresários norte-americanos.
Eles esperam dobrar seus investimentos no país até o final de 1996. Para o presidente da Câmara de Comércio Americana, Willard Workman, ``o Vietnã é um país com potencial enorme. Só precisa de investimento. É como se fosse o Japão há 40 anos, com a vantagem de produzir petróleo."
Nos próximos sete anos, a expectativa dos empresários é de que o governo do Vietnã invista US$ 7 bilhões na modernização de rodovias, portos e sistema de telecomunicações do país. Segundo os empresários, a partir do momento em que os EUA tiverem uma embaixada no Vietnã, será mais fácil estabelecer acordos comerciais que reduzam as tarifas de importação.
O Japão é hoje o país que mais exporta para o Vietnã. Além da proximidade, os japoneses estão em vantagem sobre norte-americanos e europeus porque chegaram primeiro ao país.
Em fevereiro do ano passado, Clinton suspendeu o embargo econômico que os EUA impunham sobre o Vietnã desde o fim da guerra, em 1973.

Texto Anterior: Argentina estuda novo seguro-desemprego
Próximo Texto: O BB e a inadimplência
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.