São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Professora da Royal Shakespare dá workshop de voz para atores

DA SUCURSAL DO RIO

Ela tem no currículo atores como Daniel Day-Lewis, Bob Hoskins, Kenneth Brannagh, Jeremy Irons e Vanessa Redgrave. Detalhe: como alunos.
Pelas mãos de Cecily Berry, 69, passaram todos os atores da Royal Shakespeare Company -uma das mais respeitadas da Inglaterra- nos últimos 25 anos.
Cecily é a responsável pelo trabalho de voz da companhia. Esta semana, coordena no Rio uma oficina de voz para 40 atores, dentro da programação do Fórum Anglo-Brasileiro de Teatro, no Centro Cultural Banco do Brasil.
Ela quer ensinar aqui o que considera mais importante para um ator: abrir a voz e usar as potencialidades para dominar os grandes espaços mesmo numa conversa.
Cecily Berry desenvolveu um método próprio, que mistura exercícios vocais, físicos, de respiração e de relaxamento, tudo a partir de textos de Shakespeare.
``Quero que o ator jovem, muito influenciado pelo trabalho em televisão e cinema, aprenda a usar a linguagem de Shakespeare e veja que ela é universal", afirma.
Exemplo: ``quando Julieta fala a Romeu de um galope veloz, que a deixa com os pés em fogo, a gente tem que entender que ela precisa mesmo é de uma boa transa".

Texto Anterior: Filmes disputam patrocínio da Prefeitura
Próximo Texto: Lesbianismo invade cinemas e locadoras
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.