São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Programas em rede

Pergunta: "No micro em que trabalho serão instalados dois terminais de consulta simultânea. Como fazer para adequar meus programas para a rede? Quais rotinas devo incluir? É a própria rede que gera sistemas multiusuários no programa?"
(Rogério Alves Toledo, Juiz de Fora - MG)

Resposta : Para que um programa funcione em rede, é preciso saber se o microcomputador está usando algum arquivo ou registro. Quem administra a rede tem de acrescentar os comandos adequados como lock e unlock (para dar acesso e para impedir acesso).
Os distribuidores de programas realizam periodicamente campanhas de atualização com ofertas competitivas para quem tem uma versão antiga ou anterior à última oferecida no mercado.
As rotinas podem ser encontradas em livros que tratem sobre o "dBase" e o "Clipper" em rede.
A rede não gera sistemas multiusuários, mas apenas os controla. Uma rede multiusuário depende de um programa específico para esse tipo de conexão. A rede cliente-servidor usa um programa que trabalha com esse tipo de rede.

Texto Anterior: Garantia de três anos é ponto de destaque
Próximo Texto: Comunicação via micro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.