São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Comunicação via micro

Comunicação via micro
Pergunta: "Estou começando a usar uma placa fax/modem com velocidade de 9.600 bps e programa de comunicação "BitFax/Com". Gostaria de saber se há publicações que ensinem detalhadamente como fazer comunicações micro a micro. Será que posso conectar-me a outro computador sem estar associado a um BBS? Existem códigos de conversação que eu deva conhecer previamente? Existem BBS com acesso à Internet? E o que devo saber para navegar na rede?"
(Marcelo A. Freitas, Curitiba - PR)

Resposta: Uma das publicações na qual você pode encontrar informações sobre conexão em BBS (serviço de mensagens por computador) é o livro "Guia do BBS", de Sérgio Gallo. Esse título dá dicas de como operar.
Há muitos programas que permitem comunicação micro a micro. Basta você ajustar seu computador para receber uma chamada de um modem (equipamento que conecta o micro à linha telefônica) e acertar o micro de acordo com o outro computador que vai estabelecer contato com você e vice-versa. Alguns programas
permitem conversa (chat) entre as transmissões ou recepções.
Vários BBS (serviços eletrônicos) permitem que você acione os serviços disponíveis por um tempo de experiência antes de se associar. Há também os BBS que não cobram nada.
As noções básicas para se comunicar podem ser obtidas no próprio manual da placa; com o tempo você vai pegando o jeito e alguns jargões usados por adeptos de comunicação remota.
Alguns símbolos, os "emoticons", representam estados de espírito dos usuários de comunicação remota. O símbolo : -), por exemplo, quer dizer que quem manda a mensagem está alegre.
Hoje, muitos BBS permitem envio e recepções de mensagens via Internet. Para usar o BBS, basta um cadastramento básico para quem estiver experimentando. Para quem usar a Internet, é necessário um nome de login (para conexão), uma senha que pode vir de uma faculdade ou órgão público responsável pela rede, como a Embratel.

MIGUEL ANGELO DE SOUZA AGUIAR é consultor da Price Waterhouse.
Cartas para coluna Canal Aberto devem ser enviadas datilografadas para a Folha, caderno Informática, al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900. São Paulo - SP. O número do fax é (011) 223-1644.

Texto Anterior: Programas em rede
Próximo Texto: Anjos e candomblé estão em CD nacional
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.