São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 1995
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Microsoft e IBM disputam espaço

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

O visitante da Fenasoft vai ter a oportunidade de ver de perto mais um round da briga entre IBM e Microsoft pelo mercado de sistemas operacionais, os programas que controlam as funções básicas do computador.
A WPP, última das versões preliminares do ``Windows 95" -a definitiva está prometida pela Microsoft para 24 de agosto- e o ``OS/2 Warp Connect", a novidade da IBM, poderão ser testados e comparados nos estandes da feira.
Difícil vai ser decidir debaixo de um bombardeio de marketing. A Microsoft tem o maior estande. Nele estarão 50 computadores distribuídos em ilhas de demonstração, um auditório para 150 pessoas e uma loja de 150 metros quadrados.
O novo sistema terá uma ilha só para ele e servirá de base para a demonstração dos demais programas, como os da linha ``Home" (leia texto na pág. 6-8).
O ``Windows 95" vem sendo anunciado há cerca de um ano e meio. O mundo espera para atualizar a base instalada de 90 milhões de cópias do ``Windows".
Aos pacientes, a Microsoft promete conectividade com redes, multiprocessamento, compatibilidade entre programas acessórios de 32 bits e 16 bits, preço em torno de R$ 200 por sistema e de R$ 100 por atualização.
Promete ainda versão em português no primeiro dia, produzida na fábrica de Vinhedo (SP).
Mais modesta, a base instalada do ``OS/2" gira em torno de 10% da do concorrente. Mas não desanima a IBM, que vai atacar com o ``Connect" as redes, destino de qualquer micreiro solitário.
O sistema liga desde redes ponto a ponto até as corporativas e traz como apelo facilidades de conexão com a Internet.
A IBM vai oferecer 50 minutos de surfe grátis na Internet a quem se inscrever -eletronicamente- em seu estande.
O ``OS/2" básico, que também conecta o micro à Internet, custará na feira R$ 99, contra R$ 165 do ``Connect".
A escolha da Internet como meio de popularizar o ``OS/2" tem um bom motivo: a rede mundial cresce à velocidade de 300 mil novos usuários por mês. Para a IBM Brasil, que vendeu 70 mil micros em 94, é um prato cheio.
A compra da Lotus em junho integra a estratégia. O pacote de programas ``Lotus SmartSuite" e o ``Lotus Notes Express" passam a vir instalados em micros IBM.

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