São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Teleférico pode ser interditado

ISNAR TELES
DA FOLHA VALE

O delegado de Campos do Jordão, Paulo Navarro, disse que a Polícia Técnica detectou falhas na segurança no teleférico da cidade, onde um turista morreu no último sábado.
A inspeção foi encerrada ontem. O laudo oficial será divulgado em uma semana.
Apesar do resultado da inspeção, o teleférico não deve ser interditado ao público até a próxima semana. Cerca de 2.500 pessoas usam o teleférico aos domingos, dia de maior movimento.
Campos deverá receber 48 mil turistas no final de semana.
A inspeção foi requisitada pela Polícia Civil para apurar possíveis falhas na manutenção do equipamento.
Para a promotora de Campos, Elaine Muller Caravellas, ``sem o laudo, a Justiça não terá como acatar um pedido de interdição. O laudo é a prova material da possível irregularidade".
A promotora disse ainda que a prefeitura do município poderia determinar o embargo provisório do teleférico, com base apenas nas informações extra-oficiais da polícia.
O prefeito de Campos, João Paulo Ismael (PMDB), disse que não vai embargar o teleférico antes de ter o laudo oficial. Ele conversou ontem com o delegado Navarro e foi informado sobre a constatação de falta de segurança no equipamento.
``Não deixa de ser um risco para os turistas que vêm para a temporada", disse Ismael.
No último sábado, o turista Jeferson Ferreira Lima, 37, de Vila Velha (ES), caiu de uma cadeira do teleférico e morreu. Os peritos da Polícia Técnica que participaram da inspeção não quiseram comentar o caso.
O principal item detectado pela perícia se refere à falta de segurança nas travas das cadeiras. ``A perícia apontou que o teleférico não passa por manutenção desde 92", afirmou o delegado.
O teleférico é administrado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão. O diretor ferroviário da Estrada de Ferro, Arthur Ferreira dos Santos, disse ontem que não via necessidade de embargo porque as informações não eram oficiais.
Santos diz que possui um laudo atestando não haver problema no aparelho. Quanto à morte de Lima, ele diz possuir uma fita gravada com uma testemunha que diz que o rapaz se jogou do equipamento.

Texto Anterior: `Um vidro dava para 3'
Próximo Texto: Mulher é condenada por matar criança
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.