São Paulo, sexta-feira, 14 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cerimônia tem 14 séculos de tradição

DA REPORTAGEM LOCAL

O Yabusame se originou no século 6, durante o domínio do imperador Kinmei (509-571), como cerimônia religiosa pela paz, colheita abundante e segurança.
A partir do século 12, com o xogunato de Kamakura (com início em 1192), o Yabusame passou a ser comumente praticada todo ano entre os samurais.
Apesar de parecido com alguns jogos medievais europeus, que usavam frequentemente arco e flecha e cavalo, o Yabusame nunca foi uma modalidade competitiva.
A prática manteve sempre o seu caráter religioso, ritualístico. O treinamento no Yabusame dava aos samurais, porém, um boa vantagem competitiva em batalhas.
O mestre Ietaka Kaneko, 74, que veio ao Brasil, se exibiu pela primeira vez em 1934, aos 13 anos. Hoje ele só supervisiona a prática. Kaneko atuou como consultor nos filmes ``Os Sete Samurais" e ``Kagemusha", do cineasta japonês Akira Kurosawa.
O primeiro arqueiro da equipe que se apresenta em São Paulo é Kazuyoshi Yasuike.
Segundo ele, 40 arqueiros praticam atualmente o Yabusame no Japão. ``Há 800 anos, um primeiro arqueiro errou pela primeira vez o primeiro alvo. Ele não suportou a vergonha e cometeu haraquiri", disse Yasuike.
Para lembrar esse arqueiro, são colocadas flores junto ao primeiro alvo durante a cerimônia.

Texto Anterior: Grupo usará cavalos brasileiros
Próximo Texto: Reabertura do campus da USP é adiada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.