São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Grupo resgata presos de DP em Campinas

BILL SOUZA
DA FOLHA SUDESTE

Dez homens armados de revólveres, pistolas automáticas e uma metralhadora da marca Beretta resgataram ontem, às 2h, 43 presos do 4º Distrito Policial de Campinas (a 99 km a noroeste de São Paulo).
Durante o resgate, dois investigadores, dois carcereiros, uma escrivã e o delegado plantonista José Luiz Rocha Soares foram feridos a coronhadas de revólver. Eles foram medicados e passam bem.
Foi a maior fuga em massa de presos nas cadeias públicas instaladas em distritos policiais do município.
A última fuga em massa registrada em Campinas ocorreu em janeiro de 94, quando 54 detentos fugiram do presídio do São Bernardo.
A ação de ontem visava a libertação de três presos acusados de pertencer a uma quadrilha de roubo de caminhões e cargas que agia na região de Campinas.
Até as 18h de ontem, a polícia havia recapturado 10 dos 43 fugitivos. Cerca de cem homens das polícias civil e militar e Guarda Noturna fizeram buscas durante o dia nos bairros próximos ao 4º DP e saídas de Campinas.
A polícia também registrou ontem fuga de um preso da Penitenciária 1 e de dois detentos na Penitenciária 2. Os dois presídios fazem parte do Complexo Penitenciário de Hortolândia (a 26 km de Campinas).
``Nós prevíamos uma fuga em massa por causa da precariedade e superlotação das celas", afirmou o diretor da cadeia, delegado Hamilton Caviolla Filho.
O juiz-corregedor de Campinas, José Henrique Rodrigues Torres, baixou portaria ontem para analisar se é necessário a interdição da cadeia do 4º DP. Ele não soube dizer em quanto tempo será concluído o relatório.

Texto Anterior: Polícia Federal abre inquérito
Próximo Texto: Procurador quer investigação para punir policiais
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.