São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planalto tem atuação dúbia

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DO AGROFOLHA

O Palácio do Planalto tem adotado um comportamento dúbio em relação ao ministro da Agricultura, José Eduardo de Andrade Vieira.
Enquanto alguns assessores o elogiam publicamente, outros ``vazam" informações de que ele está prestes a sair do governo.
Ontem, após um dia de boatos sobre sua saída do governo, o porta-voz da Presidência da República, Sérgio Amaral, negou que o ministro esteja demissionário.
``O presidente Fernando Henrique Cardoso está satisfeito com a atuação dele e não está cogitando qualquer demissão", afirmou.
Apesar das declarações de apoio, assessores próximos ao presidente criticam o ministro nos bastidores. Afirmam que a ``carga está pesada" para Andrade Vieira. Esta dubiedade de comportamento faz parte da estratégia dos assessores palacianos.
Eles avaliam que o ministro não é passível de demissão. Fernando Henrique Cardoso considera que Andrade Vieira teve uma atuação importante durante a campanha eleitoral e é muito fiel a ele.
Por isso, a única maneira de retirar o ministro do governo seria constrangê-lo, com o objetivo de fazer com que ele tome a iniciativa de pedir demissão.
Os assessores só não contavam que a persistência do ministro, que se recusa a deixar o cargo.
A pasta de Andrade Vieira passou a ser a grande preocupação do presidente após a promessa dos agricultores de realizar um megaprotesto contra o governo. O ``caminhonaço" deve chegar a Brasília na próxima terça-feira.
Na tentativa de esvaziar o movimento, foi confirmado ontem que o presidente fará um pronunciamento em cadeia de rádio e televisão na segunda-feira.
Em sua fala, FHC ressaltará o acordo que fechou com a chamada bancada ruralista do Congresso, formada por parlamentares ligados ao setor agropecuário.
Na avaliação da Presidência, Andrade Vieira perdeu o apoio do setor agrícola. Com isso, o próprio presidente foi obrigado a assumir as tarefas do ministro, negociando com a bancada ruralista e recebendo as lideranças rurais.

Texto Anterior: Ministro dá razão a protesto de ruralistas
Próximo Texto: Advogado assume secretaria dos presídios
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.