São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

`Armas são réplicas e obsoletas'

DA SUCURSAL DO RIO

O presidente da ABCA (Associação Brasileira de Colecionadores de Armas), Leonardo Arruda, disse que o carregamento de armas só tem réplicas de versões militares e modelos obsoletos.
Segundo Arruda, as carabinas semi-automáticas são, na verdade, modelos civis, exteriormente iguais ao fuzil automático AK-47, mas com menor velocidade e menor poder de destruição.
Os modelos de pistola, segundo ele, não são mais usados por tropas russas nem chinesas.
``Temos interesse nessas armas porque são exemplares raros dos modelos usados pelo antigo bloco de países ligados à ex-União Soviética. Na impossibilidade de ter um AK-47 real, ficamos com a réplica civil", afirmou.
Ele disse que 180 sócios participaram da compra. A operação de importação durou dois anos e foi toda acompanhada pelo Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados do Ministério do Exército.
Segundo ele, a ABCA fez outra importação, em 94, de 40 armas inglesas da época da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
``Houve um mal-entendido com a reação da Polícia Federal. As armas não vão para o tráfico. Agora elas estão retidas e nós não temos nem armas nem nosso dinheiro de volta", afirmou Arruda.

Texto Anterior: Policiais são acusados de roubo e extorsão
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.