São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretária quer subsidiar casa para crianças

ALESSANDRA BLANCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Estimulada em acabar de vez com instituições como a Febem, a secretária estadual da Criança, Família e Bem-Estar Social, Marta Teresinha Godinho, lançou este mês um programa que prevê a devolução de menores carentes aos cuidados das famílias.
O princípio é o de que por melhor que seja a instituição -o que não ocorre no Brasil- o lugar de crianças e adolescentes é em uma família, seja a sua própria ou outra disposta a cuidar deles.
Assim, o projeto da secretaria propõe o fornecimento de subsídios, entre R$ 50 e R$ 100 mensais, para que as famílias dos menores hoje internados na Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) possam tê-los de volta.
Oferece ainda o mesmo subsídio às famílias substitutas, que possam cuidar desses menores em caso de doenças, violência ou envolvimento com drogas e alcoolismo em suas famílias naturais.
``A criança permanecerá em um lar substituto até que os problemas em sua casa sejam resolvidos. Enquanto isso ocorre, poderá receber o carinho de outros pais", diz Marta Godinho.
Tanto as famílias naturais como as substitutas passarão por acompanhamento técnico semanal de assistentes sociais e psicólogas. Esse trabalho deverá garantir que o dinheiro do subsídio seja realmente investido na criança.
Segundo a secretária, 350 famílias (naturais e substitutas) já estão cadastradas em todo o Estado. Os critérios para a seleção ainda não foram definidos.
``Enfrentamos agora a falta de dinheiro. Aguardamos o patrocínio de empresários e associações interessados em subsidiar as famílias. As primeiras crianças devem ser desinternadas em agosto", diz Godinho.

Telefone para interessados em cuidar de menores ou para doações de dinheiro: (011) 270-5548.

Texto Anterior: Burocracia retarda o ajuste do Estado à modernidade
Próximo Texto: Solução não é definitiva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.