São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Araraquara também disputa unidade de motores

Outras seis cidades do país estão na 'briga'

DA FOLHA ABCD

A Volkswagen do Brasil anunciou ontem que Araraquara também está no páreo para disputar sua nova fábrica de motores, que tem investimento de US$ 250 milhões.
Além de Araraquara, as cidades de São Carlos, São Bernardo do Campo, Taubaté, Pouso Alegre (MG), Ponta Grossa (PR) e Angra dos Reis (RJ) estão cotadas para receber a indústria.
Ontem, o presidente da Volkswagen do Brasil, Pierre-Alain de Smedt disse, porém, que São Carlos ``merece a nova fábrica de motores".
A nova fábrica, com início de produção previsto para outubro de 96, vai gerar 710 empregos diretos. A Volks deve anunciar a cidade escolhida até o início de agosto.
``É praticamente certo que o Estado de São Paulo será escolhido para sediar a nova fábrica, mas não sei dizer em que município", disse ontem o secretário da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Emerson Kapaz.
São Paulo, disse o secretário, não vai entrar na ``guerra fiscal" com outros Estados.
Kapaz se referiu às isenções quase que totais de impostos -como o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)- que, segundo ele, são inconstitucionais.
Para discutir sobre a Volks, Kapaz recebeu ontem o prefeito de Araraquara, Roberto Massafera (PMDB).
O secretário de gabinete de Massafera, Agostinho Toscano, 63, disse que técnicos da Volkswagen estiveram na última segunda-feira na cidade para vistoriar um terreno.
Segundo ele, a multinacional está interessada em um terreno de 62 mil m2 da empresa Villares.
Toscano afirmou que a prefeitura só vai oferecer algum benefício fiscal para facilitar a vinda da fábrica de motores caso a Volks compre o terreno da Villares.
``Se houver negócio entre Volks e Villares, vamos oferecer isenção de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) à multinacional alemã", disse o secretário.

Texto Anterior: Nova fábrica da VW deve ficar em SP
Próximo Texto: Amato defende criação de regiões fiscais no país
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.