São Paulo, sábado, 15 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Curta brasileiro vence na Itália e vai à Suíça

'Passo a Passo com as Estrelas' estará em Gramado

JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Um filme brasileiro -o curta ``Passo a Passo Com as Estrelas", de Marcel Cordeiro- venceu no mês passado o Anteprima, festival do cinema independente italiano realizado na cidade de Bellaria.
Explica-se: embora filmado todo em Vitória (ES), o filme foi produzido pelo italiano Franco Menna e finalizado no estúdio romano Cinecittà.
Entre 3 e 13 de agosto próximo o curta concorre no Festival de Locarno, na Suíça. Em seguida (12 a 20 de agosto), disputa o Festival de Gramado (RS).
Marcel Cordeiro, 30, é estreante na direção. Trabalhou como ator de teatro (em Vitória) e cinema (na Itália, onde vive há seis anos).
Ambientado em 2079, numa favela pós-apocalíptica que lembra um pouco ``Mad Max", ``Passo a Passo..." conta a história de um homem que caminhou desde a infância com o objetivo de alcançar as estrelas. Foi filmado em 16 milímetros, em preto-e-branco, e concorreu em Bellaria com curtas e médias-metragens de 16 mm, 35 mm e vídeo.
O diretor teatral Celso Nunes aparece pela primeira vez como ator no filme, que foi saudado pela imprensa italiana como uma mistura do neo-realismo de Rossellini e do realismo fantástico latino-americano. Um dos elogios mais curiosos a ``Passo a Passo com as Estrelas" foi feito pelo diretor italiano Franco Zeffirelli. Segundo Cordeiro, Zeffirelli disse que ``é uma obra em preto-e-branco que parece colorida".

Texto Anterior: BLUE NOTES
Próximo Texto: Temporada de verão começa na segunda
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.