São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mães devem mudar a rotina

DA REPORTAGEM LOCAL

O sentimento de culpa das mães por não conseguirem proporcionar viagens de férias para seus filhos, segundo a psicanalista Fani Hisgail, 36, é resultado de uma fantasia da mãe, que acredita ter de suprir, sempre, todas as carências de seus os filhos.
Segundo Hisgail, o desconforto tem a ver, na maior parte das vezes, apenas com a mãe. Talvez o filho nem esteja vivendo esse problema.
Mesmo sem sair de casa, ele pode estar substituindo essa carência da mãe, ou de uma viagem para acampar com amigos, de outras formas.
O que levaria a mãe a se sentir culpada, ainda segundo Fani Hisgail, é o fato de a ausência materna ser mais evidente durante as férias dos filhos.
``Isso provoca um certo conflito na mãe. Ela acredita que, quando o filho está na escola, ele sente menos sua falta", diz.
Para a psicanalista, ``a mãe tem que começar a entender que não pode ser completa. Isso não existe".
Segundo Fani Hisgail, uma viagem ou acampamento podem não ser a solução para que os filhos se sintam aproveitando bem as férias.
``As mães passar a usar a criatividade para se aproximar de seus filhos. Não se trata de quantidade de horas juntos, mas de qualidade", diz.
Uma forma de se aproximar da criança, de acordo com a psicanalista, seria a mãe mudar a rotina da casa durante as férias.
``A simples mudança da rotina -ir dormir mais tarde, brincar à noite, sair para jantar fora- marca a situação de férias. É isso que importa para as crianças", diz Hisgail.

Texto Anterior: Crianças em casa tumultuam vida familiar
Próximo Texto: Mães largam filhos em lojas de brinquedo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.