São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

São José ganha pistas para surfe de areia

Esportista leva nova modalidade das dunas para a cidade

ENIO MACHADO
DA FOLHA VALE

O surfista de areia Émerson Henrique Caetano Jorge, 23, de São José dos Campos, inaugurou na última semana a primeira pista de surfe de areia da região.
A pista fica em um terreno na avenida Manoel Borba Gato, Jardim Nova América, ao lado do restaurante Portuga, em São José (97 km a nordeste de SP).
Jorge construiu duas pistas de surfe de areia em um terreno inclinado e cobra R$ 5 por hora para quem quiser praticar o esporte. Ele conseguiu reunir mais de 300 pessoas no último final de semana.
O surfe de areia, o ``sandboard", é geralmente praticado em dunas -em especial em Florianópolis (SC) e Cabo Frio (RJ).
Cada pista tem 45 metros de extensão e cinco de altura. Jorge fez a limpeza do terreno, colocou terra vermelha e seis caminhões de areia para montar as duas pistas.
A primeira é usada para descidas simples e realização de manobras. O surfista desce a pista em uma prancha de madeira e fórmica e faz um giro de 180 ou 360 graus.
A segunda pista tem um obstáculo e é usada para saltos.
O esporte é praticado com três pranchas diferentes. A prancha ``speed" tem 1,60 metro e permite desenvolver maior velocidade. A ``slalom" tem 1,45 metro e combina velocidade e estilo. Por último, há a ``free style", que dá mais mobilidade ao surfista.
As pranchas têm presilhas para os pés para segurar os surfistas. As pranchas são fabricadas por Jorge e custam R$ 70.
``Pelo que sei esta é a primeira pista de surfe de areia artificial do país", afirmou Jorge. Ele disse que descobriu o surfe de areia em 93, em Florianópolis.
Jorge não divulgou quanto gastou para montar a pista, que vai funcionar de terça a domingo, a partir das 10h.

Texto Anterior: Município vive clima de abandono
Próximo Texto: Para estreante, esporte `vicia'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.