São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
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Mercado busca vendedor com novo perfil

LUÍS PEREZ
DA REPORTAGEM LOCAL

O perfil do profissional de vendas mudou. Ele não é mais aquele chato que insiste, põe o pé na porta, faz o cliente deixar um cheque de depósito ou coisa parecida.
O vendedor moderno é aquele que sabe detectar as necessidades de seu cliente e fazer da venda uma prestação de serviços.
Precisa ainda ter iniciativa e uma formação geral, além de noções de informática e matemática financeira, por exemplo.
Por que informática e matemática financeira? ``Hoje eles andam com computador portátil, ligam-no a um telefone e transmitem dados. E têm de saber aonde chegar em uma negociação", diz o consultor Simon Franco, 56, da Simon Franco Recursos Humanos.
O consultor diz que é preciso resgatar a imagem do vendedor. ``As pessoas têm vergonha de dizer que trabalham em vendas. Preferem dizer que é marketing. Hoje em dia todos vendem."
``Eu me considero um vendedor", confirma Miguel Arcanjo Spada, 40, um dos donos da loja de artigos esportivos Sport Spada.
Bicampeão paulista de basquete (68/69), ele não acha necessário um professor de educação física para vender seus produtos. ``Damos treinamento e alguns fornecedores têm cursos específicos."
Mas algumas lojas exigem curso superior. É o caso da Forum, do setor de vestuário, que deixou de pôr a aparência em primeiro lugar. O recrutamento avalia também o estado psicológico do candidato.
``O profissional de vendas também passa uma imagem. Precisa entender de moda", opina Olivia Santana, 30. No ramo há seis anos, ela já foi gerente de vendas, cargo em que recrutou pessoas.
Olivia já teve de conviver com o assédio de clientes. Um deles arriscou: ``Sou o seu Popeye", referindo-se ao marinheiro do desenho animado. Ela rebateu: ``É, só que na vida real a Olivia escolheu o Brutus". Seu marido, além de ser ``imenso", na época usava barba.

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