São Paulo, domingo, 16 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Lacaz quer lago despoluído

HELOISA BOURROUL
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O Ibirapuera não recebe manutenção adequada, segundo o arquiteto, designer e artista plástico, Guto Lacaz, 46.
Ele acredita que muitos dos problemas são causados pela falta de educação da população, que todos os domingos deixa o parque cheio de lixo e danifica as instalações.
Lacaz afirma que há diversas áreas sem gramado, e há vários balanços sem encosto no playground.
Para ele, a padronização dos objetos de uso público tem importância estética, além da simples manutenção. ``Os bancos são diferentes um do outro e estão quebrados", observa.
Lacaz considera que a providência mais urgente para salvar o parque seria a despoluição do lago. ``É o público que joga lixo na água", reclama.
O Ibirapuera é um dos parques que tem mais atividades culturais da cidade por causa dos museus ali instalados. Mesmo assim, como artista plástico, Lacaz considera os espaços mal aproveitados.
Ele acha que os órgãos administrativos deveriam ser retirados do parque. ``O Ibirapuera poderia ser um parque mais cultural", diz.
Segundo ele, o Museu da Aeronáutica também sofre com o abandono. ``Conservá-lo seria uma questão de boa vontade da Prefeitura", diz. Ele acredita que o Ibirapuera poderia melhorar se o projeto original do parque fosse observado.``Para evitar desfiguração", diz.
Lacaz diz que frequenta parques para observar as pessoas e mudar de ambiente.
Ele também frequenta o parque Trianon, mas lamenta que o local seja usado como estacionamento quando há eventos nos hotéis dos arredores. ``As plantas ficam estragadas", diz.
(HB)

Texto Anterior: Artistas usam e aprovam os parques de São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.