São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
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Fezes de moscas podem ter causado acidente

ANDY COGHLAN
DA "NEW SCIENTIST"

Uma camada de fezes de moscas no sinalizador vermelho de uma estrada de ferro pode ter contribuído para o acidente de trem que aconteceu em outubro passado, em Kent.
Cinco pessoas morreram, incluindo os dois condutores, e 12 ficaram feridas quando dois trens colidiram em um ponto de linha única, em Cowden.
O piloto do trem vindo do norte não parou no sinal vermelho e foi responsabilizado pelo acidente.
Ninguém sabe por que o piloto atravessou o sinal vermelho, mas as investigações apontam que a luz vermelha brilhava bem menos do que o normal.
Com a neblina daquela dia, o condutor pode ter tido cerca de um segundo para ver o sinal.
Novos indícios, reveladas numa conferência para o controle de pestes, em Londres (Reino Unido), sugerem que as fezes de moscas dentro das lentes vermelhas foram as principais responsáveis pela redução do brilho.
As moscas "responsáveis" pelo acidente pertencem a várias espécies, que formam enxames com grande número de indivíduos à noite e que hibernam no inverno.
Clive Boase, entomologista da Consultoria para o Manejo de Pestes, em Haverhill, Suffolk, disse que as moscas entraram no sinal através de um buraco, provavelmente atraídas pelo calor dos bulbos da lâmpada.
Quando ele inspecionou o sinal, achou 34 moscas mortas: seis da espécie Pollenia rudis -moscas enxameadoras comuns-, 11 de moscas verdes (Dasyphora cyanella) e 17 moscas amarelas da espécie Thaumatomya notata.
As investigações iniciais revelaram uma camada de fezes na maior parte da superfície interna da caixa do sinalizador.
O cientista crê que centenas de moscas teriam se alojado ou hibernado na caixa, desde que as lentes foram limpas pela última vez.
Ele encontrou pelo menos 40 marcas de fezes por centímetro quadrado.
As fezes não foram o único problema. As moscas têm pêlos e cerdas que podem ter contribuído para absorver a luz.
Segundo Boase, a luz vermelha deve ter sido mais contaminada que a verde, porque é um local mais atraente para sua fixação.
Neste tipo de sinalizador, a luz vermelha está continuamente acesa no "perigo" e desliga somente quando o trem passou.
Isto faz com que a caixa esteja constantemente quente, com uma temperatura confortável entre 3°C e 35°C.
A luz verde é ou fria ou muito quente. Quando está ligada, a temperatura pode chegar aos 50°C porque a luz verde absorve maior quantidade de radiação infravermelha do que a vermelha.
A British Rail, entretanto, acredita que as fezes das moscas tiveram um papel secundário no ofuscamento da luz vermelha. Há quem responsabilize depósitos de tungstênio dentro do bulbo da luz vermelha, construídos como os bulbos antigos.
Um porta-voz da empresa disse que os sinalizadores passaram pela revisão anual em abril do ano passado, mas que teria havido outra inspeção três dias antes do acidente.
Segundo ele, insetos dentro de outros sinalizadores têm sido um problema. Entretanto, nenhuma pesquisa foi feita. A responsabilidade de se fazer esses estudos seria da Railtrack, a companhia que é dona das linhas de trem.

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