São Paulo, segunda-feira, 17 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Hill bate em Schumacher; Herbert vence o GP inglês

JOSÉ HENRIQUE MARIANTE
ENVIADO ESPECIAL A SILVERSTONE

Hill bate em Schumacher; Herbert vence o GP inglês
Nem Johnny Herbert apostaria em sua vitória. Inglês, 31 anos, casado, duas filhas, 1,60 m e 64,5 kg, venceu ontem seu primeiro Grande Prêmio de F-1, justamente o da Inglaterra.
Era o dia dele. Na volta 46, quando era o terceiro colocado, se percebeu líder depois que os favoritos Damon Hill, da Williams, e seu companheiro na Benetton, Michael Schumacher, abandonaram.
O duelo entre os rivais, que começou fora da pista -trocaram desaforos durante toda a semana-, terminou em uma bobagem de Hill, que perdeu o ponto de freada na curva Brooklands e bateu em Schumacher.
Mas David Coulthard, companheiro de Hill, estava grudado em Herbert, que recebeu, então, o segundo presente do dia: o escocês foi punido em dez segundos por excesso de velocidade nos boxes.
Coulthard fez o que pôde. Até ultrapassou o adversário, mas teve que parar na volta 51 e ceder a liderança a Herbert.
Com uma vantagem de seis segundos para Jean Alesi, da Ferrari, conduziu seu carro até o fim.
``Entendo agora o que Mansell e Hill diziam sobre a torcida. Foi fantástico vencer em casa", disse, se referindo aos últimos britânicos que venceram a corrida (93 e 94).
Mas não bastasse a vitória de um ``azarão", outra colisão polêmica temperou o final da prova.
Na luta pela quarta colocação, Rubens Barrichello, da Jordan, acertou Mark Blundell, da McLaren, a duas voltas da bandeirada.
O brasileiro abandonou a corrida. O inglês se arrastou até a linha de chegada para ser o quinto, mesmo sem um pneu traseiro.
Barrichello teve uma prova difícil. Queimou a largada, foi punido com dez segundos e se confundiu na hora de cumprir a pena.
No primeiro pit-stop, atropelou um mecânico -que sofreu apenas uma contusão na perna direita.
No segundo, deixou o carro morrer. No final, arriscou-se e perdeu dois pontos no campeonato.
``Blundell foi desleal", disse Barrichello. ``Estava na minha trajetória", afirmou Blundell. ``Foi um acidente de corrida", concluíram os comissários, que acabaram repreendendo os dois pilotos.
O mesmo foi feito com Hill e Schumacher. E todos foram advertidos de que ``severas punições" podem ocorrer se algo semelhante acontecer nos próximos GPs.

Texto Anterior: Notas
Próximo Texto: Brasileiro perde dois pontos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.