São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paiva diz que indexado para faixa salarial baixa não é 'aconselável'

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA REDAÇÃO

O ministro do Trabalho, Paulo Paiva, disse ontem que o governo não acha ``aconselhável" a adoção de um indexador mesmo para os salários mais baixos. ``Já vimos este filme muitas vezes. A indexação só aumenta a inflação."
As principais centrais sindicais e o senador Coutinho Jorge (PMDB-PA), relator da nova MP (medida provisória) do real, já estudam a proposta de defender o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) como um indexador oficial para salários.
Paiva disse ontem, depois de uma solenidade no Ministério do Trabalho, que a MP garante a reposição do extinto IPC-r (Índice de Preços ao Consumidor em real) até o final de junho. ``Essa já é uma forma de proteger os salários", disse.
Segundo o ministro, o governo vai negociar com o Congresso as modificações na MP. Ele não adiantou em que poderá ceder.
A MP sofrerá ajustes antes de ser reeditada, no dia 30 de julho, segundo Paiva. As mudanças serão de caráter jurídico para evitar contestações, como a que ocorreu no STF (Supremo Tribunal Federal).
O presidente da Força Sindical, Luiz Antônio de Medeiros, deve se encontrar com Paiva hoje, em Brasília. Medeiros vai levar a proposta da central para alterar a MP da desindexação.

Colaborou a Redação

Texto Anterior: Vieira volta a criticar o BB
Próximo Texto: Receita Federal muda o sistema de vistoria
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.