São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Britto se encontra com Sarney para tentar vetar candidatura de Jáder

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA; DA AGÊNCIA FOLHA EM PORTO ALEGRE

O PMDB do Rio Grande do Sul organizou um encontro com o presidente do Congresso, José Sarney (PMDB-AP), em Porto Alegre, para impor um veto à candidatura do senador Jáder Barbalho (PMDB-PA) à presidência nacional do partido.
Sarney foi recebido ontem à noite no Palácio Piratini pelo governador Antonio Britto (PMDB). Os gaúchos ameaçam ingressar no PSDB se a candidatura de Jáder for mantida.
O presidente do Congresso disse que ``a sobrevivência do PMDB nacional depende da união com o PMDB do Rio Grande do Sul".
Ao chegar em Porto Alegre, ele havia dito que ``os gaúchos não abandonariam o PMDB".
Em reunião no Piratini, no domingo, os gaúchos discutiram três propostas: deixar o partido, esperar as eleições municipais ou tentar uma composição com Sarney.
Sarney e o ex-governador Orestes Quércia apóiam a candidatura de Jáder. Britto também é pré-candidato a presidente da República.
O encontro entre Sarney e Britto foi articulado pelo chefe da Casa Civil do governo gaúcho, Nelson Proença, ex-secretário da Seac (Secretaria Especial de Ação Comunitária) no governo Sarney.
Antes do encontro, Proença havia dito que ``se Sarney quiser contar com o PMDB gaúcho, terá que encontrar outro caminho. Mantendo Jáder, fica difícil".
O possível racha já preocupa líderes do PMDB de outros Estados. O governador de Goiás, Maguito Vilella, conversou com o ex-governador de São Paulo, Luiz Antonio Fleury Filho, ontem, em Goiânia, sobre a sucessão no partido.
``Precisamos de um nome que aglutine, que não provoque cisão. Se não encontrarmos um nome com estas características, vamos sofrer defecções", disse Vilella. Ele não fez referências a Jáder.

Texto Anterior: Grupo de Lula indica Dirceu amanhã
Próximo Texto: Congresso em MG debate rituais nativos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.