São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Congresso em MG debate rituais nativos

DA AGÊNCIA FOLHA EM BELO HORIZONTE

Cerca de 3.500 cardeais, bispos, padres, freiras e representantes de 36 países discutem de hoje até domingo, no 5º Congresso Missionário Latino-Americano, as regras para utilização de elementos culturais nativos de cada civilização nos rituais da Igreja Católica.
A abertura será às 18h, no ginásio do Mineirinho, em Belo Horizonte, com a presença do cardeal Josef Tomko, prefeito da Congregação para Evangelização dos Povos e que representa o papa João Paulo 2º.
O encontro termina domingo, com uma missa na praça do Papa, zona sul de Belo Horizonte.
É a primeira vez que o Brasil sedia o congresso. O tema deste ano é ``O Evangelho nas Culturas".
Segundo o padre Costanzo Donegana, assessor do encontro, a utilização de elementos culturais nativos é aceita pelo Vaticano, mas provoca polêmica entre ``conservadores" e ``progressistas".
O padre Donegana disse que, nos andes bolivianos, padres católicos incorporaram experimentalmente o sacrifício de um lhama (ruminante sul-americano) à celebração da missa.

Texto Anterior: Britto se encontra com Sarney para tentar vetar candidatura de Jáder
Próximo Texto: Governadores isolam SP em discussão de impostos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.