São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Governo anuncia na quinta fim do rendimento diário de fundo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O governo vai anunciar na quinta-feira o fim do rendimento diário dos fundos de ``commodities", que hoje existe após um prazo inicial de um mês, além de restrições para o rendimento do fundão.
Com a mudança, o fundão passa a ser a única alternativa para pequenos aplicadores com rendimento diário. Mesmo esta aplicação, no entanto, deverá ter uma remuneração menor que a de hoje.
Outros tipos de fundos, como o de renda fixa, de DI e mesmo o de ``commodities" deverão passar a ser direcionados somente aos grandes aplicadores.
Os bancos terão mais liberdade na destinação de recursos destes fundos, que passarão a poder render mais e envolver mais risco. O governo espera que, com esta liberdade, os próprios bancos direcionem os fundos aos grandes aplicadores.
As mudanças serão anunciadas na reunião do CMN (Conselho Monetário Nacional), que estava marcada para a próxima semana, mas foi antecipada para esta quinta-feira.
O governo tem duas opções para restringir o rendimento do fundão.
A primeira é aplicar o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de forma regressiva, com a tributação diminuindo em função do número de dias que o aplicador deixa o depósito no fundo.
A segunda alternativa seria aumentar o depósito compulsório sobre o fundão, ou seja, a quantidade de dinheiro que os bancos são obrigados a recolher ao Banco Central quando recebem depósitos para a aplicação.

Texto Anterior: Agência inglesa chega ao Brasil
Próximo Texto: VW investe US$ 500 mi na fábrica do ABC
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.