São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jamal precede onda `acid'

ZECA CAMARGO
DA REDAÇÃO

Às vezes é interessante pegar o caminho inverso. Você que é tão moderno e mal pode esperar para ouvir a nova coleção de músicas de Guru e seu Jazzmatazz, experimente ouvir também alguém que já fazia você viajar com um piano anos antes de alguém juntar a palavra ``acid" ao som do jazz.
Na valiosa empreitada da gravadora BMG de lançar alguns momentos preciosos do gênero, acaba de sair em CD ``Ahmad's Blues", uma gravação ao vivo de um show do pianista Ahmad Jamal e seu trio feita há quase 40 anos.
Agora você já pode dividir o prazer de ouvi-los com quem estava no Spotlite Club, em Washington (capital norte-americana), na noite de 6 de setembro de 1958.
Estabelecido em Chicago, Jamal estava estourando nas paradas americanas naquele ano com seu álbum ``But Not for Me". E se em gravação ele era um sucesso (Jamal chegou ao terceiro lugar com esse trabalho), imagine suas apresentações ao vivo. Escutando esse lançamento você vai entender.
``Ahmad's Blues" tem tanta atmosfera que é quase como estar lá mesmo. Do finalzinho de ``Autumn Leaves" à malandragem de ``Should I", o CD permite que você faça parte do clima que Jamal e seu trio quis criar.
As 16 faixas do lançamento são música para respirar. Jamal aparentemente pensava nisso. Com suas pausas inesperadas -acompanhadas de um baixo poderoso (Israel Crosby) e uma bateria sussurrante (Vernel Fournier)- ele consegue levar você embora.
E pode dispensar o ácido.
(ZC)

CD: ``Ahmad's Blues"
Banda: Ahamad Jamal Trio
Gravadora: BMG
Preço médio: R$ 20

Texto Anterior: Guru engrossa discurso em `Jazzmatazz 2'
Próximo Texto: Coluna Joyce Pascowitch
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.