São Paulo, terça-feira, 18 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU faz denúncia de abuso

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O Alto Comissariado para Direitos Humanos da ONU criticou ontem a campanha dos sérvios bósnios em Srebrenica.
"Expressamos nossa mais profunda preocupação com a violação dos direitos humanos nas áreas protegidas pela ONU da ex-Iugoslávia", disse o comissário Jose Ayala Lasso em nota.
O documento afirma que as Nações Unidas repudiam a campanha de limpeza étnica e a expulsão de 30 mil refugiados para Tuzla. Porém, não cita os sérvios bósnios nominalmente.
Ontem, o Ministério das Relações Exteriores da Holanda disse ter o relato de um soldado de seu país, integrante das tropas da ONU em Srebrenica, no qual são citadas atrocidades cometidas pelos sérvios bósnios.
Segundo o governo holandês, há indícios de que houve fuzilamentos e estupros em massa no encrave invadido.
O comando dos sérvios da Bósnia negou ontem as acusações. Segundo Jovan Zametica, representante do líder Radovan Karadzic, os refugiados receberam bom tratamento durante a ocupação.
"A verdade é que nenhuma dessas coisas aconteceu. Alegações de tortura, assassinato, estupro e deportação de civis muçulmanos são feitas sem checagem", disse.

Texto Anterior: Bósnia pede saída de tropas
Próximo Texto: Ieltsin segue internado e cancela encontro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.