São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ex-secretário é notificado para depor

DA REPORTAGEM LOCAL

O advogado José Machado de Campos Filho, ex-secretário da Fazenda do Estado de São Paulo (governo Orestes Quércia, de 1987 a 91), foi notificado ontem para prestar depoimento à Procuradoria-Geral da Justiça em São Paulo.
Campos Filho assinou os contratos de quatro empréstimos concedidos pelo Banespa ao governo Quércia, considerados irregulares pela procuradoria.
Segundo a procuradoria, os empréstimos foram autorizados sem as garantias necessárias e ferem a legislação porque não poderiam ser concedidos para o principal acionista do banco. O Estado tem o controle acionário do Banespa.
Campos Filho pedirá ``vistas" (ter acesso prévio) sobre o processo antes de apresentar defesa. Ele diz que as operações são previstas pelas constituições federal e estadual, foram autorizadas por resoluções do Senado e tiveram a aprovação do Banco Central.
No último ano de seu governo, Quércia obteve quatro empréstimos do Banespa. Os dois últimos -não pagos- somam, em valores atuais, R$ 3,75 bilhões, 30% da dívida do Estado com o Banespa.
A procuradoria pretende também ouvir os diretores do Banespa que deram aval aos empréstimos.

Texto Anterior: Novo pólo pode ser construído no Rio com investimento de US$ 800 mi
Próximo Texto: Governo inicia hoje loteamento nas `teles'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.