São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Drogas ajudam trato de artrite

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS</FD:TEXTO><UN>

Dois estudos concluíram que a combinação de drogas seria positiva em tratamentos contra artrite. Os estudos forma publicadas na edição de hoje da revista médica “New England Journal of Medicine”.
O primeiro estudo, realizado por pesquisadores canadenses e norte-americanos, sugere que a eficiência da droga metatrexato - usada contra artrite - aumenta quando combinada com a ciclosporina - largamente utilizada para evitar rejeição a órgãos transplantados.
Os pesquisadores estudaram 148 pacientes com artrite. Todos receberam a dose normal de metatrexato. Além disso, metade também tomou ciclosporina. A outra metade recebeu uma substância inócua em seu lugar.
Foram observadas melhoras significativas em 48% dos pacientes do primeiro grupo, enquanto apenas 16% do segundo apresentou evolução.
Os pesquisadores disseram que não houve aumento significativo de efeitos colaterais, mas estudos mais detalhados ainda devem ser feitos sobre isso.
O segundo estudo, do Bristom Royal Infirmary (Reino Unido), afirma que o uso da droga prednisolona, juntamente com terapias tradicionais, “reduz substancialmente a taxa de piora da artrite”.
Apesar da droga já ser utilizada para esse fim, os pesquisadores procuravam quantizar seus efeitos positivos.
Para isso, analisaram, com raio-X, 128 pessoas que sofriam da doença há menos de dois anos.
A pesquisa indicou “destruição substancial das juntas” de voluntários que não receberam a prednisolona, enquanto houve “mudança muito pequena” nas dos que receberam.

Texto Anterior: Deficiência protéica protege contra malária
Próximo Texto: Motta fecha acordos de telecomunicações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.