São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cidade tenta evitar leilão de prédio de 1870

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SANTOS

A Prefeitura de São Vicente (SP) propôs à Caixa Econômica Federal trocar por terrenos municipais a casa do Barão, que começou a ser construída em 1870.
A casa abriga hoje o Instituto Histórico e Geográfico. A Caixa, dona do imóvel, pretende leiloá-lo. O leilão estava marcado para ontem, mas foi suspenso a pedido da prefeitura.
Para preservar a casa, a prefeitura pretende trocar 7.500 metros quadrados (equivalente ao tamanho de um campo de futebol), no centro da cidade.
Técnicos da Caixa estão sendo aguardados em São Vicente para avaliar os terrenos da prefeitura.
O historiador Carlos Alberto Fabra, 59, um dos diretores do Instituto Histórico e Geográfico, disse que o nome da casa se deve ao corretor de café de origem alemã Gustav Kurt von Pritzenwitz, apelidado de ``barão" nos anos 20. ``A parte inicial da casa foi construída em 1870. É um dos mais antigos imóveis da cidade."
A casa abriga, em suas 40 salas, biblioteca, oficinas de artes plásticas, museus de mineralogia, móveis coloniais e arte indígena.

Texto Anterior: Apart-hospital
Próximo Texto: Acusado de matar freira é apresentado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.