São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Organização admite atraso nas obras da Olimpíada-96

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Membros do Comitê Organizador da Olimpíada de Atlanta (Geórgia) admitiram ontem em Nova York que as obras de construção da Vila Olímpica estão atrasadas.
Prometeram, entretanto, que o atraso não vai prejudicar a cerimônia de abertura da Olimpíada, que acontece em 19 de julho de 1996.
``Quando montamos o cronograma de obras, calculamos eventuais atrasos. Por isso, não há razão para alarme", afirmou Scott Mall, diretor de comunicações do Comitê Organizador.
Segundo Mall, a Vila Olímpica principal ficará pronta em 6 de julho, 13 dias antes da abertura oficial dos Jogos.
As obras mais atrasadas são oito prédios de dormitórios para atletas que estão sendo construídos no Instituto de Tecnologia da Universidade Estadual da Geórgia.
Segundo os organizadores, a razão do atraso foi o afundamento na base de um dos prédios.
``Estamos revendo a estrutura do complexo todo por questão de segurança. Temos tempo de sobra e não há razão para nos preocuparmos", disse Mall.
A construção do estádio olímpico -que abrigará as competições de atletismo e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos- também está atrasada.
Os organizadores estimam que o custo total da Olimpíada fique em torno de US$ 1,58 bilhão.
Cerca de 15 mil atletas de 197 países deverão participar.
Para garantir a segurança deles e dos 2 milhões de turistas esperados, será proibido o trânsito de carros no centro da cidade, onde ficará a Vila Olímpica.
``Quem tiver qualquer ingresso poderá usar gratuitamente o sistema de transporte. Também vamos incentivar as caminhadas, já que a maioria dos estádios e ginásios está concentrada em um raio de 3,3 km", afirmou Mall.
O FBI (polícia federal dos EUA) também está fazendo uma rigorosa checagem no passado de todas as 70 mil pessoas que trabalharão nos Jogos.
Para o Comitê Organizador, os esportes que deverão atrair mais público são futebol e beisebol.
``Atletismo, natação e ginástica olímpica também são muito populares", declarou o diretor.
As eliminatórias do futebol acontecerão em Miami e em Orlando (Flórida), em Birmingham (Alabama) e em Washington.
Também são esperadas homenagens aos cem anos da primeira Olimpíada, ocorrida na Grécia.
``É uma honra organizar a competição cem anos depois que ela foi criada. Mas é muita responsabilidade também", disse Mall.

Texto Anterior: Santos chega à final da Copa dos Campeões; Paulo César protesta contra companheiros; Guarani tenta comprar lateral-direito Edinho; Mogi Mirim usa vídeo para estudar Palmeiras; Hoyama/Kano vencem no Festival de Inverno
Próximo Texto: Verão de Atlanta preocupa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.