São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

`Khan' traz de volta a aventura

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

Quando a série televisiva ``Jornada nas Estrelas" chegou pela primeira vez ao cinema, em 1979, pelas mãos de Robert Wise, imaginava-se que faria parte da nova voga do cinema de aventura que tinha o espaço como cenário. Um pouco na trilha da ``Guerra nas Estrelas", de George Lucas.
Mas o que se viu foi um drama místico-religioso, onde o capitão Kirk e o vulcano Spock tentavam encontrar ninguém menos que o ``criador".
``A Ira de Khan", exibido hoje pela CNT/Gazeta (às 20h), foi realizado três anos depois do primeiro filme, marcando o reencontro de seus heróis com o público. E também com o cinema de ação.
O ator Ricardo Montalban é Khan, um bandoleiro das galáxias que pretende se vingar da tripulação da nave Enterprise.
Para isso, rouba o projeto "Genesis, uma experiência capaz de dar vida a planetas mortos, ao mesmo tempo em que pode se transformar numa arma poderosa.
Tendo essa história como argumento, o filme segue nessas caças e fugas entre os heróis e o vilão, que ganha uma desculpa para suas más ações: sua mulher morreu por culpa involuntária da Enterprise.
Filme onde o que vale é sempre a auto-referência (cada personagem tem uma mitologia própria), ``A Ira de Khan" funciona porque abandona, em parte, a metafísica que toda a série carrega. Em vez disso, coloca toda a ênfase apenas na aventura.

Texto Anterior: Today! Primo Rico versus Primo Pobre!
Próximo Texto: Estreantes empolgam no segundo dia do Phytoervas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.