São Paulo, sábado, 22 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Real fracassa sem reforma fiscal, diz Ciro

DA SUCURSAL DO RIO

Ministro da Fazenda no final do governo do ex-presidente Itamar Franco, Ciro Gomes, 37, disse ontem no Rio que o Plano Real é ``insustentável a longo prazo" sem uma reforma fiscal.
Gomes afirmou que, se o governo não fizer a reforma, o Real fracassará no objetivo de dar ao Brasil condições para se desenvolver.
Ciro afirmou que a reforma fiscal daria ao governo meios para acumular capital para atacar problemas graves do país, que atingem as áreas de saúde, segurança e educação.
``Sem construir poupança, não há nada, só retórica, promessa de político em campanha, que ninguém acredita mais", disse Ciro após reunião com o governador do Rio, Marcello Alencar, seu colega no PSDB.
Ciro disse que vive momentos de ``inquietação" e ``angústia" com a demora do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso em promover a reforma fiscal.
Segundo o ex-ministro, à medida que o governo se afasta de seu início, surgem dificuldades quanto à implantação de reformas e ``a capacidade de iniciativa se dilui".
``Essa questão vai botar brasileiro contra brasileiro", disse Gomes, que fica nos EUA até dezembro, quando conclui curso de política econômica em Massachusets.
Ciro afirmou que reingressará na política assim que voltar ao Brasil. Ele não descartou a ida para o Rio, onde tem sido citado como possível candidato tucano à prefeitura.
``Não sei para onde volto. Certamente tenho crescente afeição pelo Rio. Não estou pensando em ser candidato a nada. O que não quer dizer que não seja", afirmou.

Texto Anterior: Posse no Rio atrai ministros
Próximo Texto: Acidente fere 58 turistas brasileiros nos EUA
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.