São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Tirando o bode; Sinal amarelo; ``Timing" errado; O ovo e a galinha; Hora dos ingratos; Dança das cadeiras; Caindo na real; No vácuo; O que é bom...; Homenagem ao Congresso

Tirando o bode
A equipe econômica prevê muitas dificuldades no Congresso para aprovar a medida provisória da desindexação. Está pintando um recuo maior do que o esperado quando o governo reeditar a MP.

Sinal amarelo
Delfim diz que os 35% de inflação ao ano são ``um equilíbrio instável, uma estabilidade enganadora". Para ele, será muito difícil conseguir desindexar os salários: ``E, se ela for a 45%, a indexação vira semestral. Daí, acabou".

``Timing" errado
Também Mailson da Nóbrega diz que não há ambiente para desindexar os salários agora. ``A idéia é boa, mas o momento é errado. É tentar moldar a realidade via legislação. O governo deu é uma bandeira para a oposição".

O ovo e a galinha
Simonsen diz que o governo tem que desindexar agora para baixar a inflação e não esperar que ela caia para então acabar com a indexação. O segredo, diz, é o governo não ceder às pressões pela volta dos reajustes automáticos.

Hora dos ingratos
Alguns dos principais aliados de FHC na votação das reformas no primeiro semestre dizem que tudo vai ser mais difícil nos próximos meses. Os cargos de segundo escalão já foram loteados. E demitir é mais difícil do que nomear.

Dança das cadeiras
Previsão de ACM sobre o que acontecerá em breve com os cargos do segundo escalão: ``Quando não se escolhe o melhor para um posto, é preciso, depois, ficar mudando, pondo outro no lugar".

Caindo na real
Aliados de FHC já se preocupam com o fim do recesso. Assim como outros parlamentares, ouviram lamentações das bases sobre juros e inadimplência. Acham que os políticos vão redobrar a pressão sobre a equipe econômica.

No vácuo
Com a disputa crescente entre PSDB e PFL por mais poder no governo, os demais partidos da área de influência governista, como o PPR, se ouriçam. Acham que podem se tornar o fiel da balança nas votações no Congresso.

O que é bom...
Primeiro foi o Congresso dos EUA, que deve aprovar punições para quem veicular ``indecência" na Internet. Agora, o Canadá se prepara para fazer o mesmo. Só está faltando um parlamentar brasileiro copiar a brilhante idéia.

Homenagem ao Congresso
A UNE lança no dia 11 de agosto sua campanha pela realização de um plebiscito sobre as reformas institucionais. Para animar a festa, no Rio, a entidade convidou o grupo Paralamas do Sucesso para cantar ``300 Picaretas".

Próximo Texto: Juntando poeira; Sem risco; Queda-de-braço; O exterminador; Força divina; Máquina possante; País exagerado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.