São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Planejamento é de longo prazo

JOÃO OSWALDO LEIVA FILHO
DA REDAÇÃO

O setor energético exige planejamento de longo prazo. As obras que permitem ampliar a capacidade de geração de energia, como as hidrelétricas, demoram cerca de seis anos para serem concluídas.
Criado em 1982, o GCPS (Grupo Coordenador do Planejamento dos Sistemas Elétricos) é o responsável por planejar o setor.
Sob coordenação da Eletrobrás, reúne 35 empresas concessionárias de energia (que têm concessão para atuar na área), como a Cesp.
Com base em plano para 2015, o GCPS elabora anualmente o Plano Decenal de Expansão, principal referencial de ampliação do setor.
Esses estudos atualizam as previsões de mercado e as obras prioritárias -usinas e linhas de transmissão e distribuição (que levam energia aos consumidores).
O último plano (1995-2004) trabalha com uma previsão de crescimento anual do consumo de 4,6%.
Traz um cenário alternativo para o caso de a taxa atingir 6% -seriam necessários investimentos de US$ 8 bilhões por ano. E conclui que não são ``visualizadas situações de racionamento".
(JOLF)

Texto Anterior: Governo aposta no capital privado
Próximo Texto: Recessão evita desabastecimento
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.