São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Rapaz põe culpa em namorada

DA AGÊNCIA FOLHA

O estudante piauiense Maurílio Soares da Silva, 31, disse que nunca teve a intenção de participar do concurso de contos da UFPI, principalmente com o texto do escritor Moacyr Scliar.
``É uma história complicada", afirmou. Silva disse que inscreveu o conto ``A Vaca" no concurso a pedido de uma garota com quem saía em 93, chamada Gislândia.
``Nós trocávamos poesias", disse o estudante, que também se diz escritor. Ele afirma já ter publicado sete livros.
``Ela me deu o conto e pediu para que eu assinasse meu nome. Achava que, assim, teria mais chances de ganhar."
Julgando que o conto fora escrito por ela, Silva disse não ter visto problemas em atender ao pedido. ``Se soubesse que já havia sido publicado, nunca concordaria. Sei que isso é ilegal", defendeu-se.
Ao ser informado por um colega que o conto ganhara o primeiro prêmio, ficou surpreso.
``Realmente não esperava, porque, quando li o conto, achei que era meio besta. Entreguei o dinheiro a Gislândia."
O diretor do Centro de Ciências Humanas da UFPI, Antônio Fonseca dos Santos Neto, 42, confirmou que Gislândia depôs e confirmou a história de Silva.
``Logicamente ela teve a intenção de livrá-lo. Mas não levamos em conta. No mínimo, ele foi co-autor do crime cometido pela moça e a universidade decidiu puni-lo com a expulsão", disse Fonseca, um dos membros da comissão interna que julgou o caso.
A Agência Folha não conseguiu localizar a estudante Gislândia Pereira da Silva. Segundo a UFPI, ela não deixou telefone ao prestar depoimento. O estudante Maurílio Soares da Silva disse não saber onde encontrá-la.

Texto Anterior: Estudante plagia Scliar e vence concurso no PI
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.