São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Texto Anterior | Índice

Compra de usado exige cuidados extras

Este é um bom momento para comprar um carro usado. Os preços caíram e a oferta tem se mantido maior que a procura.
Segundo pesquisa do Datafolha, de julho de 94 a junho de 95 os preços médios tiveram queda de 5,09%.
Vale lembrar, entretanto, que adquirir o veículo de um desconhecido tem riscos. Por isso, é bom tomar cuidados extras.
1 - Se a compra for feita em uma revendedora, peça o termo de garantia por escrito. Quanto maior o prazo, melhor.
2 - Quando o negócio é com um particular (ou em uma feira), peça para um mecânico de confiança fazer uma avaliação do estado de conservação do carro.
3 - Você também pode verificar se o veículo está em boas condições, com alguns testes. Verifique se as linhas da carroçaria e do pára-lama não estão amassadas. Se estiverem, o carro pode ter sofrido uma grande batida ou capotado.
Veja ainda se não existem ``bolhas" sob a pintura, que indicam colocação de massa plástica para disfarçar buracos ou ferrugem.
4 - Ligue o carro. Se o motor der ``trancos", é porque está falhando. Veja se não há vazamento de óleo. Peça para dirigir e suba uma ladeira, para verificar se o motor não está ``batendo pino" (sinal de mal funcionamento).
5 - Não compre um carro que faça barulho na troca de marcha. Significa que a embreagem não está em bom estado. Além disso, nenhuma marcha pode ``escapar", mesmo com muita trepidação.
6 - Teste cuidadosamente os freios, várias vezes. Se não estiverem funcionando bem, o resultado pode ser um acidente sério.
7 - Com o carro parado, balance três vezes sua frente (capô). Se, quando você parar, o veículo continuar balançando, os amortecedores não estão em bom estado.
8 - Além disso, não compre um carro com água acumulada no porta-malas, o que indica problema com as borrachas; saiba que a direção não pode ``puxar" para um determinado lado; o estepe deve ser do tipo certo para o veículo; os acessórios, como triângulo, macaco etc. são indispensáveis.
9 - Finalmente, cheque a documentação. Verifique junto ao Detran se o carro não é roubado e se não há multas sem pagamento.

Texto Anterior: Lei 9.032 muda regras da Previdência Social
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.