São Paulo, domingo, 23 de julho de 1995
Próximo Texto | Índice

Brasil luta hoje por título inédito

FERNANDO RODRIGUES; MÁRIO MAGALHÃES
ENVIADOS A PUNTA DEL ESTE (URUGUAI)

A seleção brasileira de futebol disputa hoje a final da 37ª Copa América contra o Uruguai, em Montevidéu, a partir das 15h05. O Brasil conquistou quatro títulos desse torneio. O Uruguai venceu 13 vezes.
Se ganhar hoje, a seleção brasileira conquistará a Copa América pela primeira vez fora do país. O Uruguai nunca perdeu o título quando foi sede do torneio.
As duas seleções fizeram duas finais do torneio. Em 1919, o Brasil venceu por 1 a 0. Em 83, empataram (1 a 1) em Salvador.
Os uruguaios foram campeões. Haviam vencido o primeiro jogo, por 2 a 0, em Montevidéu.
O Brasil chega à final com a pecha de ter sido ajudado por um erro de arbitragem. Um gol de Túlio, feito com a ajuda de braço, foi validado contra a Argentina.
Se houver empate, o título será decidido nos pênaltis.
Empate ou vitória ajudam o técnico brasileiro, Mario Jorge Zagallo, a manter sua invencibilidade frente a latino-americanos.
Zagallo dirigiu 77 jogos de seleções brasileiras, um recorde. Perdeu só quatro vezes -para Suécia, Holanda, Polônia e Itália.
A seleção nunca perdeu depois que Zagallo assumiu o comando, em outubro de 94. A última derrota foi em 17 de novembro de 93, por 2 a 1, para a Alemanha.
Supersticioso, Zagallo busca uma explicação mística para prometer a vitória. Diz que seu número de sorte é 13. ``E as palavras Brasil e Uruguai somam 13 letras", diz.

LEIA MAIS
sobre a Copa América às págs. 7 e 8

Próximo Texto: Jogar com o Uruguai é mesmo uma guerra
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.